Logotipo Dr. Marcelo Corrêa reumatologista

Doença autoimune: o que é e quais as principais.

Autoimmune Disease - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

Diferentes partes do corpo podem ser acometidas por uma doença autoimune. Estima-se que este tipo de enfermidade atinja 8% da população mundial e algumas delas são de ordem reumatológica.

Isso quer dizer que elas atingem o sistema musculoesquelético, podendo causar sintomas nos ossos, articulações, cartilagens, ligamentos, tendões e músculos. Neste texto, exploramos o desenvolvimento deste tipo de doença, seus principais tipos e possibilidades de tratamento. Acompanhe!

O que significa ter uma doença autoimune?

Quando uma pessoa sofre de uma doença autoimune, isso significa que o seu organismo desenvolve anticorpos que atacam células saudáveis do corpo, pois as reconhece como invasores. Dessa forma, o paciente passa a sofrer diversos sintomas relacionados aos tecidos atingidos.

Manifestação de doença autoimune - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

Como se manifesta uma doença autoimune?

A forma como uma doença autoimune se manifesta vai variar conforme o tipo de problema. Entretanto, existem alguns sintomas comuns em quase todas as suas variações, como:

  • Dor nas articulações;
  • Cansaço;
  • Mal-estar;
  • Anemia;
  • Perda de peso;
  • Sensação de fraqueza;
  • Diarreia e outros problemas abdominais;
  • Manchas pelo corpo.

Principais tipos

Há diversas doenças reumáticas de origem autoimune e que necessitam de tratamento para controle dos sintomas. Elas podem ser diagnosticadas após uma consulta com o reumatologista.

Lúpus eritematoso sistêmico

Lúpus é uma doença que causa inflamações em diversas partes do corpo. Ela pode se manifestar de forma lenta e gradual ou se desenvolver completamente em semanas. O paciente passa por fases em que os sintomas estão totalmente ativos e outras em que há uma remissão.

A enfermidade é classificada em 2 tipos:

  • Cutânea: se manifesta na pele e causa manchas;
  • Sistêmica: atinge também os órgãos internos.

Os sintomas do lúpus incluem algumas manifestações comuns desse tipo de doença, como fraqueza e emagrecimento, mas também pode apresentar sinais específicos conforme os órgãos atingidos, como dor nas articulações, inflamação nos rins, alterações neuropsiquiátricas e inflamação das membranas que recobrem os pulmões.

O diagnóstico ocorre após uma análise dos sintomas, mas o reumatologista pode se embasar em alterações encontradas nos exames de sangue e urina. O problema se manifesta em qualquer sexo e em qualquer idade, mas é um pouco mais comum em mulheres entre os 20 e os 45 anos. 

Síndrome Antifosfolípide também é uma doença autoimune

A síndrome antifosfolípide é uma doença autoimune que causa uma inflamação no sangue. Isso desencadeia casos de trombose e leva mulheres a sofrerem com diversas complicações na gravidez, como pressão alta e prematuridade do bebê, além de abortos repetitivos.

Quando o paciente sofre de trombose em uma das veias, é mais comum que o problema se manifeste nos membros inferiores, causando inchaço, dor e vermelhidão no local. Mas quando uma artéria é atingida, o sintoma principal é o acidente vascular cerebral.

O diagnóstico da doença depende da combinação de dois fatores: pelo menos uma manifestação clínica da doença e presença nos exames de sangue dos anticorpos antifosfolípides.

Além disso, a doença é classificada em 3 tipos:

  • Primária: surge de forma independente, sem sinais  de outras enfermidades autoimunes;
  • Secundária: é marcada pela presença de outras enfermidades autoimunes, como o lúpus;
  • Catastrófica: é uma manifestação rara da doença, em que ocorrem diversas tromboses que podem causar disfunção em vários órgãos.

Síndrome de Sjögren

Síndrome de Sjögren é uma doença reumatológica em que anticorpos são produzidos para atacar células saudáveis nas glândulas lacrimais e salivares. Sendo assim, o principal sintoma é uma sensação de secura na região dos olhos e na boca, mas também podem surgir outros sinais:

  • Secura no nariz, pele e vagina;
  • Fadiga;
  • Artrites;
  • Acometimento de outros órgãos, como cérebro, fígado, pulmões e rins.

O diagnóstico costuma se iniciar em uma consulta com o oftalmologista, que, ao suspeitar de que se trata de um problema reumatológico, encaminha o paciente para o reumatologista. Este especialista irá avaliar os sintomas e procurar por alterações em exames de sangue, radiológicos e outros.

Assim como a síndrome antifosfolípide, a síndrome de Sjögren é classificada em primária e secundária.

Artrite reumatoide

artrite reumatoide é um processo inflamatório crônico que atinge as articulações, causando dor, vermelhidão, rigidez e edemas. Embora possa se manifestar em qualquer parte do corpo, os sintomas são mais comuns nas mãos e punhos.

Essa doença autoimune provoca a destruição das cartilagens articulares, o que resulta em deformidades e limitações de movimentos. De forma menos comum, ela pode atingir outros órgãos, como rins, coração e pulmões.

A artrite reumatoide é duas vezes mais incidente em mulheres, com os primeiros sintomas apresentando-se entre os 30 e 40 anos e tornando-se mais comuns com o envelhecimento. Para confirmar o diagnóstico é fundamental que o paciente apresente pelo menos 4 das condições abaixo por um período de 6 semanas:

  • Artrite nas mãos;
  • Artrite em 3 áreas;
  • Alterações radiográficas;
  • Fator reumatoide no sangue;
  • Nódulos reumatoides;
  • Rigidez nas articulações durante a manhã;
  • Artrite simétrica, ou seja, atingindo dois lados do corpo, como as duas mãos.

O que leva uma pessoa a ter doença autoimune?

As causas exatas de uma doença autoimune ainda são obscuras. Mas sabe-se que o problema está relacionado a fatores genéticos, por isso quem tem familiares com uma doença deste tipo está mais suscetível a desenvolver o problema.

Entretanto, fatores ambientais também podem desencadear uma resposta imunológica descontrolada, como contato com alguns micro-organismos, radiação solar e medicamentos. Além disso, o estresse e o mau funcionamento das células do tipo B são outros fatores estudados.

Tratamentos

Este tipo de doença autoimune não tem cura, mas os tratamentos impedem o agravamento dos sintomas e podem fazer com que entrem em remissão por um período. A abordagem vai depender do tipo de doença e dos sintomas apresentados, já que é comum tratar diretamente as queixas do paciente.

Por exemplo, no caso da artrite reumatoide é usual que o médico receite anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar o desconforto, além de sessões de fisioterapia que visam fortalecer a área da articulação e aumentar a sua mobilidade. Em casos mais graves, até mesmo a cirurgia é considerada.

Além disso, os especialistas podem receitar imunossupressores, que são medicamentos que regulam a ação do sistema imunológico, fazendo com que a doença autoimune entre em remissão.

Buscar

Principais tratamentos reumatológicos

Artigos recentes

O Dr. Marcelo Corrêa é formado pela UFPA, com residência em Clínica Médica pela Universidade de Taubaté e em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e Mestrado em Reumatologia pela mesma instituição. CRM/PA 6388. RQE 5441.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress

Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina

Atendemos
todo o Brasil por telemedicina