Logotipo Dr. Marcelo Corrêa reumatologista

Tratamentos Reumatológicos

As doenças reumáticas atingem o aparelho locomotor de uma pessoa, ou seja, ossos, articulações, músculos, tendões, cartilagens e ligamentos, no entanto, os tratamentos reumatológicos podem variar conforme a doença a ser tratada e o seu estado de evolução.

Essas doenças podem atingir pacientes de qualquer idade e são responsáveis por mais de  15 milhões de pessoas com reumatismo em todo o mundo, atingindo pessoas de todas as idades, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. 

Há tratamentos convencionais que envolvem o uso de anti-inflamatórios, cortisona e moduladores de inflamação. Já os tratamentos complementares contam com o uso de ansiolíticos e antidepressivos, além de práticas integrativas, como a acupuntura. Veja quais são os principais:

Principais Tratamentos - Dr. Marcelo Reumatologista

Os danos causados pela artrite são capazes de limitar a movimentação no dia a dia do paciente, por isso buscar um precoce tratamento reumatológico para artrite é fundamental.

A artrite reumatóide é uma doença autoimune caracterizada por atacar o próprio corpo nas articulações, causando inchaço, rigidez e dores nas juntas. As áreas que geralmente costumam ser acometidas são os dedos, joelhos e tornozelos.

Quando a inflamação crônica não é contida, podem ocorrer deformações e até a degeneração dos ossos. A qualidade de vida é comprometida devido à dificuldade de realizar tarefas simples, como pentear os cabelos e escovar os dentes.

Há diversas classes de medicamentos que são usados para controlar a artrite, desde anti-inflamatórios à base de corticóides até os chamados DMARDS, drogas antirreumáticas que modificam a doença. Há também remédios novos e de uso oral, que atuam nas células de defesa que participam dessas reações. Com a ajuda de uma terapia individualizada é possível controlar a dor, o inchaço e a limitação dos movimentos causada pela doença.

Conhecida também por osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa, a artrose costuma afetar 80% das pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo, portanto o tratamento reumatológico para artrose é fundamental e indispensável. 

A artrose é o tipo mais comum de reumatismo, um termo genérico que define a inflamação de articulações e pode afetar qualquer articulação do nosso corpo. Em regiões onde dois ou mais ossos do nosso corpo se encontram, a artrose costuma causar dores e degeneração nas articulações, além de limitar o movimento e causar inchaço e endurecimento das articulações.

O tratamento da artrose é multidisciplinar e conta com médico e também fisioterapeuta trabalhando em conjunto, sendo essencial para tratar pacientes acometidos com artrose. Há também outros diferentes recursos para o tratamento da artrose, entre eles:

  • Fisioterapia analgésica e fisioterapia voltada para o reforço muscular;
  • Medicamentos via oral, medicamentos injetáveis e adesivos de medicamentos;
  • Procedimentos cirúrgicos para casos específicos. 

A fibromialgia é uma doença reumatológica que causa diversos pontos de dor por todo o corpo, por isso o tratamento para fibromialgia é indispensável, contribuindo no controle dos sintomas e no retorno da qualidade de vida do paciente.

Juntamente com as dores, o paciente costuma relatar também quadros de cansaço, depressão, ansiedade e alterações no intestino, portanto o diagnóstico da fibromialgia somente é confirmado quando são excluídas todas as outras causas para a dor e os demais sintomas. 

O tratamento para a fibromialgia deve ser multidisciplinar, contando com medicamentos, realização de atividade física, acompanhamento psicológico e massagens para alívio da dor. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são indicados para o controle da dor,

Já os medicamentos antidepressivos são indicados quando o paciente é avaliado pelo psiquiatra. Em casos de alterações no padrão do sono, ansiolíticos também costumam ser prescritos. Lembrando que há um aumento no benefício desses medicamentos quando há o acompanhamento psicológico. 

A gota é uma doença inflamatória que afeta as articulações quando a taxa de ácido úrico no sangue excede os limites, mas graças ao tratamento reumatológico para gota as crises agudas de dor podem ser controladas. 

Esse aumento nas taxas de ácido úrico no sangue são provenientes tanto da eliminação eficiente como da produção excessiva da substância. 

Para o tratamento de crises agudas de dor geralmente são indicados o uso de colchicina, anti-inflamatórios ou a associação de ambos, com sinais de alívio em geral após 2 horas da primeira dose. Medicamentos com o objetivo de reduzir os níveis de ácido úrico também devem ser administrados e mantidos a longo prazo, com o cuidado de esperar a resolução completa de uma crise aguda de gota para iniciar o tratamento. 

Vale ressaltar que a gota não é uma doença incapacitante, não interferindo na qualidade de vida quando tratada da forma correta.

Lúpus é uma doença inflamatória do sistema imunológico que causa várias manifestações, tendo sua evolução diferenciada conforme cada paciente e sintomas diferentes em cada local do corpo, por isso o tratamento reumatológico para Lúpus deve ser contínuo e dividido entre períodos de atividade e remissão da doença. 

Na terapia farmacológica são disponibilizados medicamentos responsáveis por regular as alterações imunológicas e também medicamentos para o controle de alterações consequentes da inflamação, como dor e inchaço nas articulações, nefrite e febre, entre outros. 

Na lista de medicamentos mais usados para o tratamento de lúpus estão os analgésicos, corticosteroides, anti-inflamatórios não hormonais e antimaláricos, entre outros. Quando os casos são graves, com risco de vida, como a doença renal, envolvimento do sistema nervoso central ou amplo envolvimento pulmonar ou cardíaco, o tratamento conta com alta dosagem endovenosa de glicocorticóide ou imunossupressores e drogas citotóxicas que atuam no bloqueio do crescimento celular.

A osteoporose é uma doença que atinge todos os ossos do corpo, enfraquecendo-os e aumentando a possibilidade de serem quebrados com esforços mínimos, tendo-se como principal objetivo do tratamento reumatológico para osteoporose a prevenção das fraturas.

No tratamento da osteoporose é dada a ênfase à fase de formação máxima de massa óssea, que ocorre entre os 20 e 30 anos de idade. A reversão da osteoporose não é possível, porém a intervenção clínica precoce contribui na prevenção da doença na maior parte dos indivíduos.

O tratamento da osteoporose por meio de medicamentos consiste em dois principais tipos: os agentes anti-reabsorção do tecido ósseo e os agentes estimuladores da formação óssea. 

Os agentes anti-reabsorção são os estrogênios, a calcitonina e os bisfosfonatos, medicamentos que inibem a atividade osteoclástica, úteis para pacientes em fases de rápida remodelação óssea da doença. Já os estimuladores da formação óssea são representados pelo fluoreto de sódio e o paratormônio, capazes de estimular a atividade osteoblástica e aumentar a massa óssea.

Outros Tratamentos com o Reumatologista

plugins premium WordPress

Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina

Atendemos
todo o Brasil por telemedicina