Logotipo Dr. Marcelo Corrêa reumatologista

Quem somos - Dr. Marcelo Corrêa Reumatologista

Dr. Marcelo Corrêa reumatologista de Belém - Pará em foto preto e branca

Sou o Dr. Marcelo Corrêa, Médico Reumatologista, formado pela Universidade Federal do Pará, com residência em Clínica Médica pela UNITAU (Universidade de Taubaté) e especialização em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina).

Sou também mestre em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo, além de ex-professor do curso de medicina do Centro Universitário UNIFAMAZ.

Adoro viajar, conhecer cidades diferentes, culturas e principalmente a culinária local.  Pois adoro experimentar sabores diferentes, conhecer os grandes restaurantes, e os pequenos também, além de provar os diferentes petiscos, como aquele delicioso pastel de rua. Aliás, a gastronomia é uma paixão que gosto de colocar em prática nos finais de semana, quando costumo testar as receitas captadas pelas mídias sociais e também fazer alguns testes de vez em quando. Aprendi a cozinhar com minha mãe e tias, que são excelentes cozinheiras.

Ademais, quando sobra um tempo, eu me dedico a ler alguns dos livros que estão parados na minha cabeceira. E esse é um hobby cultivado desde criança, para o qual tive grande influência dos meus pais. 

Adoro ler de tudo: de outdoor na rua a revista em quadrinho, passando pelos grandes clássicos, como 20.000 Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em 80 dias e tudo de Machado de Assis, do qual sou fã de carteirinha.

Também sou pai de uma moça estudante de direito, um entusiasta por colecionar selos e alguém que acorda todos os dias para realizar um trabalho de excelência.

Acolhimento

Como lido, portanto, com vidas humanas todos os dias, principalmente de pessoas que sofrem com dores (muitas vezes, crônicas), parto do pressuposto que devemos adotar estratégias que melhorem a interação com os pacientes, permitindo a construção de um vínculo baseado no respeito e no acolhimento.

Portanto, nunca esqueço que estamos tratando de pessoas doentes e não da doença, e muito menos de exames. Porque são seres humanos que devem ser ouvidos e acolhidos e merecem todo o meu respeito e atenção, pois quando buscam auxílio do médico reumatologista estão procurando ajuda para alívio de sua dor física ou psicológica ou para sanar suas dúvidas.

Principais tratamentos - Dr. Marcelo Corrêa Reumatologista

Reumatismo é um termo genérico para as diversas doenças reumatológicas que podem atingir o corpo humano. Mas, dentre elas, podemos eleger as principais, cujas queixas ocorrem com mais frequência nos consultórios de reumatologistas:

O tratamento reumatológico para artrite é feito utilizando-se desde anti-inflamatórios à base de corticóides até drogas antirreumáticas, que mudam a doença.

A artrite reumatóide é uma doença autoimune, ou seja, que ataca o próprio corpo nas articulações, causando, inflamação, inchaço, rigidez e dores nas juntas.

Essa inflamação não controlada, pode acarretar em deformações e até degeneração óssea.

O tratamento é complementado com terapias individualizadas que ajudam a controlar a dor, o inchaço e as limitações motoras causadas pela doença.

A artrose é o tipo mais conhecido de reumatismo e o tratamento reumatológico para artrose é fundamental e indispensável, pois costuma afetar mais 80% das pessoas com mais de 65 anos no mundo inteiro.

A artrose costuma causar dores e degeneração nas articulações, muitas vezes com limitação do movimento.

O tratamento para artrose é multidisciplinar e necessita sempre de um médico reumatologista trabalhando em conjunto com um fisioterapeuta.

O tratamento reumatológico para fibromialgia é primordial, pois a doença causa diversos pontos de dor pelo corpo. O tratamento tem a função de contribuir no controle dos sintomas e no retorno da qualidade de vida do paciente.

Por isso, o tratamento para a fibromialgia deve ser multidisciplinar e sendo feito com medicamentos anti-inflmatórios e, algumas vezes, até antidepressivos, aleem de realização de atividade física, acompanhamento psicológico e massagens com o intuito de aliviar a dor.

Para o tratamento reumatológico da gota geralmente são indicados o uso de colchicina, anti-inflamatórios ou a associação de ambos. Também devem ser usados medicamentos que tem o objetivo de diminuir os níveis de ácido úrico.

A gota é uma doença inflamatória que afeta as articulações. Ela ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue passa dos limites. Mas com o tratamento as crises agudas de dor podem ser controladas. 

O tratamento reumatológico para lúpus tem que ser contínuo e dividido entre períodos de atividade e remissão da doença.

O lúpus é uma doença inflamatória do sistema imunológico. Ele tem vários tipos manifestações, que se diferenciam de paciente para paciente, com sintomas diferentes em cada lugar do corpo. 

Entre os medicamentos mais usados para o tratamento de lúpus estão analgésicos, corticosteroides, anti-inflamatórios não hormonais e antimaláricos.

Como a osteoporose é uma doença que atinge todos os ossos do corpo, causando o  enfraquecimento destes, aumentando a possibilidade de serem quebrados, mesmo ao menor esforço, o tratamento reumatológico para osteoporose tem como principal  objetivo prevenir fraturas.

Reverter a osteoporose não é possível, mas fazer uma intervenção clínica precoce ajuda na prevenção da doença na maioria dos pacientes.

Artigos recentes - Dr. Marcelo Corrêa Reumatologista

plugins premium WordPress

Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina

Atendemos
todo o Brasil por telemedicina