Logotipo Dr. Marcelo Corrêa reumatologista

Longevidade Saudável

Homem maduro que passou por consulta de longevidade saudável fazendo exercícios - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

Longevidade saudável é a capacidade de envelhecer com saúde, tanto física quanto mental.

Vivemos em uma sociedade em que vemos muitos idosos debilitados, sofrendo de várias doenças e perdendo suas capacidades, mesmo com o aumento da expectativa de vida.

Mas a ideia de longevidade vai na contramão dessa tendência, pois espera-se que as pessoas sejam saudáveis e produtivas até o fim da vida.

Para alcançar esses resultados surgiu a medicina antienvelhecimento, que destaca a necessidade de o indivíduo assumir um papel ativo nos cuidados com a saúde. Assim, é preciso tomar atitudes para prevenir as doenças e, caso elas surjam, tratá-las pela raiz.

A chamada medicina do envelhecimento saudável é pautada em 5 pilares:

  • Comer bem;
  • Controlar os níveis de estresse;
  • Exercitar-se;
  • Suplementar os componentes que não são adquiridos na alimentação;
  • Dormir bem.

Qual a relação entre longevidade e medicina integrativa?

A longevidade está intimamente ligada à medicina integrativa. Pois uma das consequências desse tipo de medicina é uma melhora na qualidade de vida do paciente, fazendo com que ele possa viver por mais tempo e em ótimo estado de saúde.

Nesse modelo, a relação entre médico e paciente se torna mais humanizada, já que o profissional não está ali apenas para tratar os sintomas de uma doença, mas o indivíduo como um todo.

Dessa forma, são levados em consideração aspectos individuais do paciente, como sua personalidade, suas crenças, condição social e emocional.

Essa abordagem mais intimista ajuda a solucionar problemas pela raiz e manter um equilíbrio melhor entre a mente e o corpo.

Quais doenças podem ser tratadas por um médico especialista em Longevidade Saudável?

Um médico especialista em longevidade saudável pode tratar quase todos os tipos de doenças, usando uma abordagem que visa resolver o problema em sua origem, o que geralmente representa cuidados com alterações hormonais ou um processo inflamatório.

Assim, é possível tratar doenças degenerativas, psíquicas, doenças autoimunes e até anemia.

Como é a consulta com um especialista em longevidade?

Uma consulta de longevidade possui aspectos similares a outras abordagens. Em um primeiro momento o paciente é entrevistado pelo médico para que possa falar sobre suas queixas, descrever históricos e qualquer coisa que possa ajudar o especialista em seu diagnóstico.

Mas, essa entrevista também aborda aspectos mais profundos relacionados à vida do paciente no geral.

Em seguida é feito um exame físico para analisar os locais em que os sintomas estão se desenvolvendo. Também é possível realizar uma análise de composição corporal.

Além disso, caso o médico julgue necessário, ele irá pedir uma série de exames laboratoriais, que incluem:

  • Hemograma completo;
  • Análise de atividades inflamatórias por meio de velocidade de hemossedimentação, proteína C reativa, homocisteína, fibrinogênio;
  • Análise de perfil hepático: (TGO, TGP, gama GT);
  • Exames renais, como urina, creatina e ureia;
  • Avaliação do metabolismo com a medição de glicose, insulina, hemoglobina glicada;
  • Inflamograma;
  • Análise hormonal, incluindo vitamina D, estrógenos/progesterona, cortisol, T3/T4, melatonina e testosterona.

O que um médico especialista em longevidade saudável analisa?

A análise do especialista em longevidade saudável vai muito além dos sintomas, pois é preciso observar todos os aspectos da vida do paciente durante o tratamento. Por isso ele vai considerar diversas nuances que talvez não fossem analisadas em outros tipos de consulta:

  • Aspectos espirituais, emocionais e mentais;
  • Alimentação e saúde do intestino;
  • Aspectos do sono, como dificuldades para dormir ou levantar, quantidade de horas de sono e cansaço matinal;
  • Composição corporal;
  • Qualidade da vida sexual;
  • Prática de atividade física;
  • Capacidade de concentração e memória;
  • Tipos de medicamentos em uso.

Quais tratamentos o especialista pode propor?

Após uma análise cuidadosa, o especialista opta pela melhor abordagem para solucionar as queixas primárias. É comum a prescrição de hormônios, nutracêuticos e pré/probióticos.

Mas os tratamentos são pensados de forma individual. Um dos objetivos é colocar o paciente como um agente ativo de sua própria saúde, tomando ações para cuidar de si mesmo e não apenas recebendo exames e medicamentos.

Longevidade saudável e reumatologia

A longevidade saudável caminha em conjunto com a reumatologia. Pois a reumatologia tem como base o tratamento de muitas doenças crônicas, que em boa parte das vezes têm associação com outros problemas graves, como hipertensão e diabetes.

Todas essas enfermidades têm em comum a presença de uma inflamação clínica ou subclínica na raiz do problema.

Dessa forma, é fundamental que, após o diagnóstico de doenças reumatológicas, os tratamentos foquem não apenas em solucionar os sintomas principais, mas os problemas mais profundos que serviram de gatilho para a enfermidade, como um distúrbio hormonal e processos inflamatórios.

O que fazer para ter uma vida longeva?

Uma ótima forma de ter uma vida longeva é seguir os 5 pilares da medicina antienvelhecimento:

Comer bem

Comer bem significa alimentar-se de forma equilibrada, com refeições variadas que cubram a maior quantidade possível de nutrientes. Mas tomando o cuidado de não ingerir uma quantidade maior de calorias do que o corpo precisa.

Também é importante evitar consumir gorduras em excesso e produtos industrializados que contribuem para a aceleração do envelhecimento, além de serem um dos fatores de diversas doenças.

Estresse e longevidade saudável

O estresse contribui para o aumento dos níveis de cortisol e o consequente envelhecimento, o que vai na contramão da longevidade saudável. Assim devemos buscar maneiras de manejar as situações da melhor forma e regular os nossos níveis de estresse.

Além disso, tire um tempo para atividades que promovam o relaxamento, como exercícios de respiração.

Praticar atividades físicas

Atividade física e qualidade de vida são duas coisas que caminham juntas. Exercitar-se é importante para melhorar nossa saúde como um todo e seus benefícios são percebidos em nossa mente, músculos, respiração, no sistema vascular e até em nossa imunidade.

Suplementar nutrientes

Por mais que sua alimentação seja equilibrada, sempre haverá a deficiência de algum nutriente ou mineral. Assim é preciso fazer a suplementação de acordo com a determinação de um profissional.

Essa atitude auxilia no combate dos radicais livres e na promoção da longevidade.

Dormir bem

Durante o sono vários processos importantes para o nosso corpo são realizados. Quando não dormimos de forma adequada sentimos os efeitos negativos em vários aspectos de nossa saúde, até mesmo nos níveis de estresse.

A longevidade saudável depende dessas práticas, pois elas são a base para impedir o contato com diversas condições que nos levam a adoecer.

Tratamentos reumatológicos

O Dr. Marcelo Corrêa é formado pela UFPA, com residência em Clínica Médica pela Universidade de Taubaté e em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e Mestrado em Reumatologia pela mesma instituição. CRM/PA 6388. RQE 5441.

plugins premium WordPress

Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina

Atendemos
todo o Brasil por telemedicina