Logotipo Dr. Marcelo Corrêa reumatologista

Doenças crônicas: quais as principais tratadas pelo reumatologista

Pessoa com dores no joelho - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

As doenças crônicas de origem reumatológica podem prejudicar muito a qualidade de vida do paciente, já que é comum que elas causem dores, rigidez e interfiram na realização de tarefas simples do dia a dia.

Receber o diagnóstico desse tipo de doença é assustador, mas graças aos tratamentos modernos e um melhor conhecimento dessas condições, é possível minimizar os sintomas e fazer com que o paciente fique por muito tempo sem qualquer queixa.

Neste texto, vamos abordar o conceito desse tipo de doença, citar as principais e falar sobre os tratamentos disponíveis. Acompanhe!

O que são doenças crônicas?

As doenças crônicas são aquelas que apresentam um desenvolvimento lento e gradual e geram sintomas por períodos prolongados, podendo durar meses ou até a vida toda. Muitas doenças desse tipo não têm cura, sendo possível apenas controlar seus sintomas.

Essas enfermidades, portanto, geralmente só são percebidas quando os primeiros sintomas aparecem, já que o seu avanço inicial costuma ser silencioso. Elas são de origem multifatorial e exigem tratamento contínuo.

Principais doenças crônicas tratadas pelo reumatologista

Muitas doenças crônicas podem ser tratadas pelo reumatologista. Pois este profissional é responsável por cuidar do sistema musculoesquelético, tratando enfermidades inflamatórias que atingem as articulações e os tecidos ao redor. Mas, atenção: problemas relacionados a questões mecânicas dos ossos, como uma fratura, devem ser tratados por um ortopedista!

Então, sabendo disso, conheça algumas das enfermidades crônicas que o reumatologista está preparado para tratar.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é um tipo de inflamação das articulações, que pode atingir várias regiões do corpo, mas é mais comum nas mãos e nos punhos. O problema causa dor nas articulações, calor, vermelhidão e edema, atingindo duas vezes mais as mulheres, com início dos sintomas entre os 30 e os 40 anos.

Além das articulações, outras áreas podem ser acometidas, como músculos, unhas, rins, coração e pulmão. Para evitar a progressão dessa doença crônica é fundamental que o diagnóstico e o início do tratamento ocorram precocemente. A confirmação da condição ocorre quando o paciente apresenta, por pelo menos 6 semanas, ao menos 4 dos critérios abaixo:

  • Rigidez nas articulações pela manhã, com duração de pelo menos 1 hora;
  • Presença de alterações nos exames radiológicos;
  • Artrite nas mãos;
  • Artrite em pelo menos 3 áreas;
  • Fator reumatoide identificado nos exames de sangue;
  • Nódulos reumatoides nas articulações;
  • Artrite que atinge dois lados do corpo ao mesmo tempo, como as duas mãos.
Idoso com uma das doenças crônicas - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

Fibromialgia

fibromialgia não tem cura e provoca dores crônicas nos músculos, mas sem que haja evidências de inflamação ou outra condição que explique o quadro. Além da dor, o paciente pode sofrer com cansaço, sono irregular, depressão e ansiedade.

Essa é outra das doenças crônicas com causas desconhecidas, mas a principal hipótese é que os pacientes passam por uma alteração na sensação de dor. O problema ocorre principalmente em mulheres entre os 30 e os 50 anos, mas pode se desenvolver em ambos os sexos e em pessoas mais jovens e mais velhas.

Para fazer o diagnóstico, o reumatologista irá considerar o histórico clínico, fará um exame físico e também é possível recorrer a exames laboratoriais para afastar a suspeita de outras doenças, já que a fibromialgia não provoca alterações que indiquem qualquer problema.

Lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus é uma doença autoimune que causa inflamação crônica, podendo afetar diversos órgãos e progredir de maneira lenta ou rapidamente. O paciente irá enfrentar, então, fases de atividade e remissão da enfermidade.

A doença é classificada em cutânea, quando afeta só a pele, e sistêmica, quando os órgãos internos são prejudicados. O lúpus se desenvolve em pessoas de qualquer idade, raça ou sexo, embora as mulheres sejam o principal grupo atingido, principalmente as afrodescendentes e mestiças.

Até o momento as causas da doença não foram esclarecidas, mas acredita-se que tenha relação com fatores ambientais, hormonais e genéticos. 

Artrose está na lista de doenças crônicas

A artrose ou osteoartrite é uma das doenças reumatológicas crônicas, caracterizadas pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações e impede que os ossos entrem em contato direto. Esse é um fenômeno natural, ao qual todos estão sujeitos devido ao envelhecimento, mas há algumas condições que podem acelerar o quadro, como:

  • Má formação das articulações;
  • Fatores hereditários;
  • Prática excessiva de exercícios físicos sem orientação;
  • Obesidade.

Esclerodermia

A esclerodermia é uma enfermidade crônica que causa o endurecimento da pele e também de órgãos internos. Os vasos sanguíneos são outras estruturas prejudicadas e o corpo passa a produzir anticorpos contra o próprio organismo.

A doença é classificada como localizada, quando atinge uma área restrita da pele, e sistêmica, quando atinge a pele e os órgãos internos. A causa da doença ainda não é conhecida e não existe cura, embora seja possível controlar os sintomas com medicamentos.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica que provoca o enfraquecimento dos ossos, fazendo com que fiquem porosos e suscetíveis a fraturas diante de esforços mínimos. Há, portanto, diversos fatores de risco associados à enfermidade, como:

  • Envelhecimento;
  • Menopausa;
  • Consumo excessivo de álcool e cigarro;
  • Hereditariedade;
  • Grandes períodos de imobilização e falta de exercícios físicos;
  • Baixo consumo de cálcio.

O diagnóstico ocorre após uma avaliação física e um exame de densitometria óssea, que ajuda a definir a quantidade de massa óssea em uma região. O problema não tem cura, mas algumas práticas podem ajudar na prevenção e controle, como consumir alimentos ricos em cálcio, tomar sol regularmente e consumir verduras de folhas escuras.

O que é um reumatismo crônico?

O reumatismo crônico refere-se a qualquer doença de ordem reumatológica e que seja crônica, como as que citamos neste texto. É importante destacar que a palavra reumatismo não se refere a uma única doença, mas é utilizada para englobar cerca de 200 enfermidades que atingem as articulações, o esqueleto, ligamentos, tendões e músculos. 

Qual é o tratamento para doenças reumatológicas crônicas?

O tratamento das doenças reumatológicas crônicas é feito de forma individualizada, considerando-se os sintomas apresentados e a doença em si. Mas, de forma geral, os reumatologistas recomendam medicamentos para reduzir a inflamação e a dor, alterações na dieta, sessões de fisioterapia e prática de exercícios com orientação. Em alguns casos graves, que não melhoram com o tratamento convencional, há a possibilidade de uma intervenção cirúrgica. 

Buscar

Principais tratamentos reumatológicos

Artigos recentes

O Dr. Marcelo Corrêa é formado pela UFPA, com residência em Clínica Médica pela Universidade de Taubaté e em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e Mestrado em Reumatologia pela mesma instituição. CRM/PA 6388. RQE 5441.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress

Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina

Atendemos
todo o Brasil por telemedicina