Logotipo Dr. Marcelo Corrêa reumatologista

Atividade física e qualidade de vida: qual a relação para uma longevidade saudável?

Dupla fazendo exercícios físicos - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

Atividade física e qualidade de vida são duas coisas que caminham juntas. A cada dia, a necessidade de manter-se ativo é mais difundida, já que os exercícios regulares trazem diversos benefícios físicos e mentais.

Sendo assim, uma pessoa que não é sedentária aumenta suas chances de viver mais e melhor, já que seu corpo estará em perfeito equilíbrio e diversas doenças poderão ser evitadas, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e doenças crônicas autoimunes.

Dedicar-se a uma atividade física de forma contínua pode representar um desafio, mas, com o tempo, é possível encontrar prazer nos exercícios e, assim, colher todos os seus benefícios a médio e a longo prazo.

Neste texto, você vai descobrir a maneira correta de usar os exercícios físicos para ser mais saudável. Também daremos dicas para que você comece a se exercitar e mantenha a motivação diante de todos os percalços. Acompanhe!

Como a atividade física pode melhorar a qualidade de vida?

Os benefícios da atividade física na qualidade de vida podem ser sentidos imediatamente, pois, durante uma jornada de exercícios, o corpo libera hormônios como dopamina e serotonina, fundamentais para a sensação de bem-estar e felicidade.

Além disso, ao se exercitar, é mais fácil manter o peso sob controle, evitando o ganho de gordura e a obesidade, que está associada a uma série de doenças crônicas. A atividade física também ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, protegendo o coração e reduzindo as chances de que placas de gordura se acumulem nas artérias.

E não para por aí: a musculatura também fica fortalecida, o corpo ganha flexibilidade, há uma melhora na postura, redução de dores na coluna e nas articulações e aumento da vitalidade. Esses são elementos fundamentais para um envelhecimento saudável.

Qual a quantidade de atividade física é recomendada para manter a sua qualidade de vida?

A atividade física irá influenciar positivamente na qualidade de vida se for feita nas quantidades ideais. Isso quer dizer que é preciso encontrar um equilíbrio para que a carga de exercícios não seja muito pequena e também para que não haja exageros.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que uma pessoa adulta pratique entre 150 a 300 minutos de atividade física por semana, com intensidade variando de moderada a vigorosa.

Também é muito importante que a pessoa se conheça e entenda seus próprios limites; assim, é possível estabelecer um padrão adequado, conforme os objetivos, a constituição corporal e as condições de saúde.

Muito feliz com atividade física e qualidade de vida - Dr. Marcelo José Uchoa Corrêa Reumatologista de Belém - PA

Como começar a se exercitar?

Praticar exercícios físicos pode ser muito prazeroso e acaba tornando-se uma forma de lazer para muitas pessoas. No entanto, essa prática deve ser tratada com seriedade, pois exageros e exercícios inadequados causam danos à saúde. Então, é muito importante que o paciente interessado em sair do sedentarismo siga algumas dicas:

  • Faça uma avaliação física para saber se você tem alguma condição de saúde que desencoraje determinados exercícios;
  • Busque orientação de um profissional que possa criar uma rotina de exercícios adequada para o seu caso;
  • Comece devagar e respeite seus limites. Não pense que você irá correr uma maratona logo na primeira semana. Vá aumentando o desafio gradualmente para a evolução ocorrer naturalmente e a atividade física passar a representar mais qualidade de vida;
  • Busque um local adequado para sua prática esportiva, onde você irá se sentir seguro e confortável e terá um bom suporte diante de qualquer problema;
  • Escolha roupas e calçados adequados, que favoreçam a movimentação e a sensação de conforto, e proteja suas articulações contra impactos inadequados.

Dicas de motivação nos exercícios para manter a qualidade de vida

Assim como ocorre com muitas coisas que nos propomos a fazer ao longo da vida, é comum que as pessoas tenham dificuldades de manter a motivação para praticar atividade física para manter a qualidade de vida ao longo do tempo. Felizmente, existem algumas ideias que você pode implementar no dia a dia para não desistir e continuar a se exercitar:

  • Varie os exercícios: não é preciso realizar apenas um tipo de atividade. O ideal é que você experimente coisas diferentes. Isso torna esses momentos mais prazerosos e dá a chance de o paciente descobrir as práticas esportivas mais adequadas ao seu perfil;
  • Crie uma rotina: os exercícios não devem ser realizados apenas quando “sobra um tempo”. Eles devem ser inseridos na rotina, com horários específicos;
  • Tenha objetivos: ao traçar metas, as atividades físicas ganham um propósito maior. Seus objetivos podem ser variados, como perder peso, participar de uma competição ou simplesmente melhorar o desempenho;
  • Participe de grupos: interagir com pessoas com os mesmos gostos esportivos é uma ótima forma de manter a motivação. Além de trocar experiências e receber dicas importantes, as pessoas podem se reunir para praticar esportes e participar de competições. Com as redes sociais, ficou ainda mais fácil encontrar atletas amadores com interesses em comum.

Dicas para aliar atividade física e qualidade de vida

A atividade física só trará mais qualidade de vida se for feita de forma saudável. Por isso, existem alguns cuidados a serem tomados antes, durante e após os exercícios físicos, como:

  • Manter a hidratação: beber bastante água é fundamental para o correto funcionamento do corpo humano. Isso torna-se ainda mais importante durante a prática esportiva, pois é um momento em que perdemos muito líquido e necessitamos de reposição. Então, beba pelo menos 2 litros de água diariamente;
  • Usar protetor solar: mesmo que você goste de se exercitar durante a manhã ou no fim da tarde, o sol ainda pode ser prejudicial à sua pele; por isso, use protetor solar o tempo inteiro e, caso necessário, faça uma reaplicação;
  • Fazer alongamentos: os alongamentos antes de um exercício ajudam a preparar os músculos para o que está por vir. Já no fim da atividade, o alongamento é fundamental para aliviar a tensão e relaxar a musculatura. Essa prática ajuda a evitar lesões;
  • Não se automedicar: ao praticar atividades físicas, principalmente nos primeiros dias, é comum haver dores. Diante do sintoma, o ideal é buscar um médico para que ele indique a melhor forma de proceder. Evite consumir medicamentos por conta própria, pois eles podem gerar efeitos adversos.

Seguindo essas dicas, a relação entre atividade física e qualidade de vida se tornará mais harmoniosa e com efeitos perceptíveis na longevidade saudável.

Buscar

Principais tratamentos reumatológicos

Artigos recentes

O Dr. Marcelo Corrêa é formado pela UFPA, com residência em Clínica Médica pela Universidade de Taubaté e em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e Mestrado em Reumatologia pela mesma instituição. CRM/PA 6388. RQE 5441.

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress

Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina

Atendemos
todo o Brasil por telemedicina