Longevidade saudável é a capacidade de envelhecer com saúde, tanto física quanto mental.
Vivemos em uma sociedade em que vemos muitos idosos debilitados, sofrendo de várias doenças e perdendo suas capacidades, mesmo com o aumento da expectativa de vida.
Mas a ideia de longevidade vai na contramão dessa tendência, pois espera-se que as pessoas sejam saudáveis e produtivas até o fim da vida.
Para alcançar esses resultados surgiu a medicina antienvelhecimento, que destaca a necessidade de o indivíduo assumir um papel ativo nos cuidados com a saúde. Assim, é preciso tomar atitudes para prevenir as doenças e, caso elas surjam, tratá-las pela raiz.
A chamada medicina do envelhecimento saudável é pautada em 5 pilares:
A longevidade está intimamente ligada à medicina integrativa. Pois uma das consequências desse tipo de medicina é uma melhora na qualidade de vida do paciente, fazendo com que ele possa viver por mais tempo e em ótimo estado de saúde.
Nesse modelo, a relação entre médico e paciente se torna mais humanizada, já que o profissional não está ali apenas para tratar os sintomas de uma doença, mas o indivíduo como um todo.
Dessa forma, são levados em consideração aspectos individuais do paciente, como sua personalidade, suas crenças, condição social e emocional.
Essa abordagem mais intimista ajuda a solucionar problemas pela raiz e manter um equilíbrio melhor entre a mente e o corpo.
Um médico especialista em longevidade saudável pode tratar quase todos os tipos de doenças, usando uma abordagem que visa resolver o problema em sua origem, o que geralmente representa cuidados com alterações hormonais ou um processo inflamatório.
Assim, é possível tratar doenças degenerativas, psíquicas, doenças autoimunes e até anemia.
Uma consulta de longevidade possui aspectos similares a outras abordagens. Em um primeiro momento o paciente é entrevistado pelo médico para que possa falar sobre suas queixas, descrever históricos e qualquer coisa que possa ajudar o especialista em seu diagnóstico.
Mas, essa entrevista também aborda aspectos mais profundos relacionados à vida do paciente no geral.
Em seguida é feito um exame físico para analisar os locais em que os sintomas estão se desenvolvendo. Também é possível realizar uma análise de composição corporal.
Além disso, caso o médico julgue necessário, ele irá pedir uma série de exames laboratoriais, que incluem:
A análise do especialista em longevidade saudável vai muito além dos sintomas, pois é preciso observar todos os aspectos da vida do paciente durante o tratamento. Por isso ele vai considerar diversas nuances que talvez não fossem analisadas em outros tipos de consulta:
Após uma análise cuidadosa, o especialista opta pela melhor abordagem para solucionar as queixas primárias. É comum a prescrição de hormônios, nutracêuticos e pré/probióticos.
Mas os tratamentos são pensados de forma individual. Um dos objetivos é colocar o paciente como um agente ativo de sua própria saúde, tomando ações para cuidar de si mesmo e não apenas recebendo exames e medicamentos.
A longevidade saudável caminha em conjunto com a reumatologia. Pois a reumatologia tem como base o tratamento de muitas doenças crônicas, que em boa parte das vezes têm associação com outros problemas graves, como hipertensão e diabetes.
Todas essas enfermidades têm em comum a presença de uma inflamação clínica ou subclínica na raiz do problema.
Dessa forma, é fundamental que, após o diagnóstico de doenças reumatológicas, os tratamentos foquem não apenas em solucionar os sintomas principais, mas os problemas mais profundos que serviram de gatilho para a enfermidade, como um distúrbio hormonal e processos inflamatórios.
Uma ótima forma de ter uma vida longeva é seguir os 5 pilares da medicina antienvelhecimento:
Comer bem significa alimentar-se de forma equilibrada, com refeições variadas que cubram a maior quantidade possível de nutrientes. Mas tomando o cuidado de não ingerir uma quantidade maior de calorias do que o corpo precisa.
Também é importante evitar consumir gorduras em excesso e produtos industrializados que contribuem para a aceleração do envelhecimento, além de serem um dos fatores de diversas doenças.
O estresse contribui para o aumento dos níveis de cortisol e o consequente envelhecimento, o que vai na contramão da longevidade saudável. Assim devemos buscar maneiras de manejar as situações da melhor forma e regular os nossos níveis de estresse.
Além disso, tire um tempo para atividades que promovam o relaxamento, como exercícios de respiração.
Atividade física e qualidade de vida são duas coisas que caminham juntas. Exercitar-se é importante para melhorar nossa saúde como um todo e seus benefícios são percebidos em nossa mente, músculos, respiração, no sistema vascular e até em nossa imunidade.
Por mais que sua alimentação seja equilibrada, sempre haverá a deficiência de algum nutriente ou mineral. Assim é preciso fazer a suplementação de acordo com a determinação de um profissional.
Essa atitude auxilia no combate dos radicais livres e na promoção da longevidade.
Durante o sono vários processos importantes para o nosso corpo são realizados. Quando não dormimos de forma adequada sentimos os efeitos negativos em vários aspectos de nossa saúde, até mesmo nos níveis de estresse.
A longevidade saudável depende dessas práticas, pois elas são a base para impedir o contato com diversas condições que nos levam a adoecer.
O Dr. Marcelo Corrêa é formado pela UFPA, com residência em Clínica Médica pela Universidade de Taubaté e em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e Mestrado em Reumatologia pela mesma instituição. CRM/PA 6388. RQE 5441.
Tr. do Chaco, 1503.
Tel: (91) 3239 9000/
99107-9480
Tr. José Malcher, 2218,
entre 3 de maio e 14 de abril.
Tel: (91) 98421-8148
Tr. 9 de janeiro, 456,
entre Domingos Marreiros
e Antônio Barreto.
Tel: (91) 98463-2182
Site criado por E-cínica Marketing Digital
Atendemos
todo o Brasil por
telemedicina
Atendemos
todo o Brasil por telemedicina